Campanha de vacinação contra a gripe (H1N1) em Maceió foi ampliada nesta segunda-feira (5) para toda a população acima de seis meses de idade. A decisão de liberar a vacina para o grupo não prioritário veio após orientação do Ministério da Saúde (MS) de que todas as doses disponíveis sejam aplicadas.
Mesmo com campanhas de vacinação, a meta para o público-alvo está em pouco mais de 40%. No caso de Alagoas, dados do Programa Nacional de Imunizações (PNI) mostram que 44,90% foram vacinados. Isso significa que, somente 538.004 alagoanos receberam a vacina contra a Influenza.
Lembrando que as pessoas que já receberam a primeira dose da vacina contra o coronavírus devem aguardar 14 dias para receber o imunizante da gripe. No entanto, quem ainda não tomou nenhuma das duas vacinas, a orientação é priorizar a dose contra a Covid.
No caso das crianças entre seis meses e seis anos, que vão tomar a vacina contra a influenza pela primeira vez, o esquema vacinal é composto por duas doses com intervalo de 30 dias entre cada uma.