Foto: Reprodução/Internet
ALEXANDRE CÂMARA
Fonte: Jornal de Arapiraca
A primeira vez que ouvi Ronaldo Lessa discursar, foi nos anos 90, quando ele era prefeito de Maceió. Estava fazendo uma matéria para a prefeitura, na inauguração da reforma de uma escola. Nunca tinha arrepiado ouvindo um político pelo seu discurso humano, crítico, lúcido, inteligente. Ronaldo inaugurava a esquerda no poder na capital de Alagoas.
Quem não lembra de Ronaldo, já governador de Alagoas, enfrentando a justiça e os deputados da época. Seu primeiro ano de governo foi dificílimo, pois ele inaugurava na política alagoana uma nova forma de administrar. Sem conivências, sem conchavos. E nunca teve papas na língua! Quando ia dar entrevista, denunciava de maneira indignada, essas práticas consideradas tão comuns.
COMBATIVO E CORAJOSO
Ao longo destas eleições em que concorre a vice-governador na chapa de Paulo Dantas, Ronaldo já concedeu mais de 15 entrevistas. Após o afastamento do governador e a sua rápida recondução ao cargo pela Suprema Corte, instância maior da justiça brasileira, sua indignação volta a falar mais alto.
“Em 2017, há uma denúncia na Assembleia (Legislativa) e esperam cinco anos para fazer a investigação, faltando menos de 20 dias para o 2º Turno das eleições. Me poupe! Respeite o nosso povo! Em 2017 o Paulo não era nem deputado!”, avalia. Esse é o Ronaldo que a gente se acostumou a conviver, que tem coragem de enfrentar os poderosos, e que lava a alma do povo.
Ao longo desta campanha, Ronaldo tem feito o dever de casa com maestria. Ao ser apresentado nas entrevistas, os radialistas não cansam de rasgar elogios ao seu currículo. Vereador, deputado estadual, federal, prefeito de Maceió, governador por duas vezes, presidente da AMA e da Frente Nacional de Prefeitos.
Dizem que as pessoas não mudam. No caso de Ronaldo, ainda bem. Na época em que era estudante de Engenharia na UFAL, segue ele contando e fazendo história, liderou os diretórios estudantis contra o regime militar implantado em 1964 e, por causa de sua firme atuação como líder estudantil, foi preso pela ditadura em 69.
NO CAMINHO CERTO
Mas Ronaldo não só tem o lado combativo. É um cara ligado na cultura, tem muitos amigos artistas e, prefeito, logo resgatou as festividades culturais de Maceió, criou o Maceió Fest, que movimentava a economia da capital com o turismo e orgulhava o alagoano.
E Ronaldo não é só combativo ou ligado à cultura. Sua virtude de fazer o bem, sempre pensando em melhorar a vida das pessoas humildes, o conjunto de sua obra, e sua maneira de governar, o faz um estadista. Seu histórico não nega.
No decorrer dos papos com os radialistas, Ronaldo lembra que em Maceió implantou a gestão democrática na Educação, acabando com o uso político da pasta, onde os diretores eram escolhidos pelos políticos, construiu muitos postos de saúde, pagou em dia, implantou o salário mínimo maior que o mínimo federal, deixou tudo pronto para sua sucessora, Katia Born, fazer a histórica revitalização de Jaraguá, e fez concursos públicos.
De sua gestão como governador, Ronaldo conta que construiu uma centena de escolas, recuperou outras centenas, construiu a Unidade de Emergência do Agreste, em Arapiraca, onde também implantou o SAMU, além de Maceió. Fala das 900 obras públicas que realizou, como o aeroporto internacional, o centro de convenções e a nova CEASA.
RENAN E PAULO
Mas Ronaldo diz que os tempos são outros, que Renan Filho governador teve mais oportunidades que ele, e está sempre citando o benefício para Alagoas dos hospitais construídos, das duplicações de estradas, do combate à violência, das escolas de tempo integral. Está sempre falando da continuidade que Paulo Dantas vem dando ao trabalho de Renan, e do seu programa de governo. Construção de 200 creches, de mais hospitais, e duplicações que estão por vir.
Mas nem só de entrevistas vive um candidato a vice-governador. Ronaldo está com uma disposição gigante. Desde o 1º turno, vem participando de carreatas pelo interior e reuniões com políticos dos municípios. Some-se a isso, a sua agenda sempre lotada no gabinete do PDT.
PELAS RUAS DE MACEIÓ
Neste segundo turno, Ronaldo tem, quase que exclusivamente, comandando a Caravana do 15 em Maceió. Benedito Bentes, Pontal, Vergel, Chã da Jaqueira… Ao lado de Marina Dantas, a primeira dama de Alagoas, e sempre dividindo espaço com alguns políticos, como Rui Palmeira e Tereza Nelma.
Nas ruas, nas caminhadas, o calor humano de sempre. Pessoas de sua geração o param para conversar. Pessoas que abraçam para dizer que foi pelo concurso público que ele fez, que conseguiu estabilidade. Jovens que dizem que seus pais falam muito bem dele.
Segue a caminhada do 15. Dia 30 de outubro os alagoanos vão decidir pelos destinos de todos. É preciso votar com responsabilidade. “Sempre fui de centro- esquerda. Não voto na direita. Defendo a democracia”, diz nas entrevistas. Esse é o Ronaldo que a gente aprendeu a amar, a respeitar e a votar.