20/11/2022 às 09h24min - Atualizada em 20/11/2022 às 09h24min

Mandado de Injunção de Bolsonaro causa alvoroço entre apoiadores; entenda

Ação foi registrada em edição extra do Diário Oficial deste sábado, 19, encaminhada ao STF

Redação Terra

O presidente Jair Bolsonaro (PL) encaminhou um Mandado de Injunção ao Supremo Tribunal Federal (STF), ferramenta constitucional que visa fazer valer direitos já assegurados. O despacho foi registrado em duas linhas de uma edição extra do Diário Oficial da União desta sexta-feira, 18, e causou alvoroço entre apoiadores.

De acordo com a Lei nº 13.300 de 2016, um Mandado de Injunção pode ser solicitadoquando se torna inviável o exercício dos direitos e liberdades constitucionais, assim como das prerrogativas inerentes à nacionalidade, à soberania e à cidadania, por falta de norma regulamentadora.

No entanto, apoiadores do presidente compartilham que a definição do mandado seria para assegurar "direitos da liberdade, da cidadania e da soberania", ligando a medida aos resultados das eleições — levando a acreditar, assim, que o mandado seria relacionado a uma suposta contestação ao resultado das urnas, o que é inverídico.

Mandado de Injunção foi despachado em página extra do Diário Oficial da União

Mandado de Injunção foi despachado em página extra do Diário Oficial da União

Mandado de Injunção foi despachado em página extra do Diário Oficial da União
Foto: Reprodução/Diário Oficial da União

O registro circulou em grupos e perfis bolsonaristas nas redes sociais, que insinuavam de forma infundada que o Mandado de Injunção seria uma afronta do presidente às instituições e que seria referente aos resultados das eleições.

Porém, conforme apurado pelo Terra, trata-se de um Mandado de Injunção assinado por Rodrigo Henrique Branquinho Barboza Tozzi no ano passado, para pleitear o recebimento de renda básica de cidadania, não tendo qualquer relação com as Eleições Presidenciais deste ano.



Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://aconteceubr.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp