CSA e Potiguar de Mossoró abrem oficialmente a temporada 2023 nesta quinta-feira, em jogo eliminatório da pré-Copa do Nordeste. Com o Estádio Rei Pelé em reforma, a bola vai rolar no Gerson Amaral, em Coruripe, litoral Sul alagoano, a partir das 20h.
De acordo com o regulamento, em caso de empate, a decisão da vaga para a próxima fase será nos pênaltis. Quem vencer o tempo normal vai enfrentar o classificado do duelo entre América-RN e Moto Club.
O time alagoano tenta fazer uma temporada de recuperação. Após o rebaixamento para a Série C, em 2022, e a grave crise institucional, com renúncia da diretoria executiva, o CSA passa por uma fase de transição.
No momento, o clube é comandado por uma presidente em exercício e tem novas eleições marcadas para o próximo dia 12. Começar bem o ano é uma forma de reconquistar a confiança da torcida.
O Potiguar quer surpreender o CSA fora de casa, como garante o técnico Emanoel Sacramento, que está em sua quinta passagem pelo clube. Ele comandou o Time Macho em 39 jogos, com 18 vitórias, 10 empates e 11 derrotas.
O destaque do grupo é o meia-atacante Márcio Mossoró, ex-Internacional, Braga e Istanbul Basaksehir. Aos 39 anos, ele também integra a atual gestão do clube mossoroense e deve se despedir dos gramados nesta temporada.
Após um fim de ano frustrante, o CSA precisou ir ao mercado e reformulou quase todo o elenco. Não conseguiu manter peças que, mesmo com o rebaixamento, se destacaram na Série B e trouxe 15 reforços, além do técnico Roberto Fonseca.
Sob o comando de Fonseca, a equipe começou o trabalho de forma tardia para a temporada 2023, e o treinador afirmou em coletiva que o pouco de tempo de preparação é uma dificuldade para esse jogo eliminatório. Na pré-temporada, disputou dois jogos-treino e venceu Maguary-PE e Coruripe, por 2 a 0 e 1 a 0, respectivamente.
Provável escalação: Paulo Ricardo (Dalberson); Celsinho, Xandão, Thales e Pará; Moisés Gaúcho, Bruno Matias, Tomas Bastos (João Felipe) e Geovane; Robinho e Rodrigo Rodrigues.
O Potiguar iniciou os treinamentos no fim de novembro e conta com velhos conhecidos do torcedor alvirrubro, como o zagueiro Wallace, o volante Romeu, o meia Wilson e o atacante Wellington Sabão. Para o setor ofensivo, a diretoria contratou o centroavante Igor Potiguar, artilheiro da segunda divisão do estadual pelo Laguna, com nove gols em 12 jogos. Márcio Mossoró, recuperado de lesão, também está à disposição de Emanoel Sacramento.
Provável escalação: João Victor, Allefe, Wallace, Paulo César e Pedrinho; Romeu, Giovanni, Wilson e Márcio Mossoró; Pedro Pires e Wellington Sabão.
Por Redação do ge — Maceió