Na noite desta sexta-feira (17), o CSA conheceu sua primeira derrota na Copa do Nordeste 2023. Jogando no Estádio Presidente Vargas, no Ceará, o Azulão perdeu para o Fortaleza, pelo placar de 3 a 0, em duelo válido pela 4ª rodada. Assim, a equipe azulina chega à metade do campeonato fora do grupo de classificados do Grupo B.
Os gols da vitória leonina foram marcados por Lucero, Yago Pikachu, de pênalti, e Thiago Galhardo. E o prejuízo com a derrota é grande, já que agora o CSA ocupa a sexta posição do Grupo B, com cinco pontos, um pouco distante do G4. Por outro lado, o Leão se aproxima da classificação, já que agora é o líder isolado do Grupo A, com 12 pontos.
Nem mesmo o feriado de carnaval será de descanso para os dois clubes. O Azulão já entra em campo na próxima Quarta-feira de Cinzas, dia 22, às 19 horas, para enfrentar o Sampaio Corrêa, no Castelão, pela 5ª rodada do Nordestão. Já o Leza adiantou a rodada 5, pois na quinta-feira (23) vai encarar o Deportivo Maldonado pela Pré-Libertadores. O embate será no Estádio Domingo Burgueño, em Punto del Este, no Uruguai, às 21h (de Brasília).
Equipe azulina sofreu e fica fora do G4 do seu grupo - Foto: Mateus Lotif / Fortaleza EC
Mesmo jogando fora de casa, o CSA não foi nada tímido para tentar atacar. Logo no primeiro minuto, conseguiu pisar na área, mas Geovane finalizou mal, para fora, depois de bom cruzamento. Empolgado, o meia ainda tentou mais um chute aos 2min, mas João Ricardo não teve problemas para defender. Com muita velocidade, o Azulão deu mais um susto aos 8min. Kaio Nunes venceu a zaga tricolor e mandou um belo cabeceio, que raspou o travessão.
O ímpeto do CSA assustou o Fortaleza, que estava tímido. Com 11min, Calebe deu uma boa finalização, mas o chute cruzado foi para fora. Ao decorrer que o tempo passava, o Leão passou a igualar as ações. Com 19min, veio mais um susto contra o gol marujo, quando Pikachu cruzou com perigo, mas ninguém empurrou para o gol.
Não demorou muito para os donos da casa se tornarem também donos do jogo. Com 22min, Dudu mandou uma bomba de longe e Dalberson segurou. Recuado, o time azulino passou a ter poucas chances de atacar.
Porém, o Fortaleza também freou a reação e passou a fazer um jogo mais lento. Com 31 minutos, Zé Welison recebeu um lindo passe de Romero e finalizou muito bem, mas Dalberson interveio com uma bela defesa.
Com o ataque pouco produtivo, o CSA optou por anular as jogadas cearenses nos minutos finais. Mas tanto esforço não deu certo. Com 45 minutos, Dudu meteu um bom cruzamento e Lucero mandou um belíssimo chute de primeira para abrir o placar, no finalzinho do primeiro tempo: 1 a 0. E o lance foi o último da etapa inicial, que foi encerrada aos 48 minutos.
No finalzinho do primeiro tempo, Lucero abriu o placar para o Fortaleza - Foto: Kid Jr./SVM
A etapa final começou truncada, mas com o Fortaleza ainda empolgado para aumentar a vantagem. Porém, a primeira chance foi do Azulão, que aproveitou uma falha da defesa leonina, aos 10min, mas Kaio Nunes não conseguiu cabecear com firmeza. A resposta do Tricolor demorou, mas veio aos 16 minutos, quando Pikachu arriscou de fora e a bola passou perto do gol.
O ritmo era lento, e o Azulão se mostrava com poucas alternativas. Preocupado, Bebeto Moraes acionou Jonathan e Ruan, mas não puderam fazer, já que aos 19min, a arbitragem marcou pênalti de Guilherme Rend, após ter tocado o braço na bola. Quem pegou a bola para cobrar foi Yago Pikachu. Aos 20 minutos, ele tirou de Dalberson e aumentou a vantagem tricolor: 2 a 0.
Com a vantagem ampliada, as coisas dificultaram ainda mais para o CSA, completamente dominado. Aos 26 minutos, em cobrança de falta venenosa, Lucas Sasha colocou a redonda na trave de Dalberson. E o goleiro azulino ainda teve trabalho aos 27min, após chutaço de Pocchetino.
No segundo tempo, CSA não criou quase nenhuma jogada - Foto: Mateus Lotif / Fortaleza EC
E a pressão do Fortaleza mais uma vez deu certo. Com 37 minutos, Thiago Galhardo recebeu o cruzamento, venceu a marcação e deu um chutaço no canto, sem chances para o arqueiro Dalberson.
Com a goleada decretada, as equipes praticamente ficaram aguardando o apito final, em ritmo de treino. A arbitragem aumentou em cinco minutos o tempo regulamentar, mas nada novo aconteceu. O apito final soou aos 50 minutos, decretando a primeira derrota do CSA nesta Copa do Nordeste.
Fortaleza - João Ricardo; Dudu, Emanuel Brítez, Ceballos e Lucas Esteves; Zé Welison (Pochettino), Caio Alexandre (Lucas Sasha) e Calebe (Guilherme); Yago Pikachu, Lucero (Hércules) e Silvio Romero (Thiago Galhardo). Técnico: Juan Pablo Vojvoda.
CSA - Dalberson; Celsinho, Paulo César, Xandão e Anderson Pará; Bruno Matias, William Oliveira (Guilherme Rend), Tomas Bastos (Jonathan) e Geovane (Dedé); João Felipe (Ruan) e Kaio Nunes (Rodriguinho). Técnico: Bebeto Moraes.
Gols - Lucero (FOR - 46'/1T), Yago Pikachu (FOR - 20'/2T), Thiago Galhardo (FOR - 37'/2T)
Cartões amarelos - Celsinho (CSA), Lucero (Fortaleza), Yago Pikachu (Fortaleza), Emanuel Britez (Fortaleza), Xandão (CSA), Geovane (CSA), Pará (CSA)
Árbitro - José Woshington da Silva (CBF/PE)
Assistentes - Francisco Chaves Bezerra Júnior (CBF/PE) e Humberto Martins Dias Silva (CBF/PE)
Quarto árbitro - Alexandre de Souza Peixoto (CBF/CE)