A Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) iniciou, nesta quarta-feira (29), o projeto Arborizar é Massa, que tem como objetivo realizar o plantio de árvores frutíferas e nativas, em locais mapeados pelo órgão, que necessitam de arborização.
A arborização oferece benefícios à população, como maior conforto térmico, redução da poluição atmosférica e aumento da umidade relativa do ar, além de gerar frutos.
O local escolhido para o primeiro plantio do programa foi o Residencial Oiticica I, no Benedito Bentes. Ao todo, serão plantadas mais de 160 mudas de árvores frutíferas em canteiros e espaços públicos da região, como: acerola, pitanga, jambo branco e graviola. Devido à logística, as equipes fizeram o plantio de 40 mudas nesta quarta-feira e vão retornar, posteriormente, para completar o que foi programado.
A diretora de Manutenção e Espaços Públicos da Sudes, Iracely Pinho, explica que a primeira etapa do projeto atenderá locais que estão sendo revitalizados e ainda necessitam de arborização.
"São diversos residenciais entregues pela Prefeitura de Maceió, além de praças e espaços públicos em geral. Dessa forma, estamos mapeando essas áreas e vendo a oportunidade de arborizar ainda mais ou iniciar um plantio nelas", informa.
A diretora de arborização e áreas verdes, Karine Gabriela, revela que o objetivo do programa é arborizar Maceió de forma planejada e ordenada.
"Queremos deixar nossa capital ainda mais verde. As árvores trazem benefícios ambientais e sociais, e por isso queremos fazer de forma organizada, evitando problemas futuros, como plantios inadequados", afirma.
Devido a grande extensão do Residencial Oiticica I, além de ser realizado em partes, o plantio de mudas frutíferas e nativas também será feito em outras áreas do conjunto habitacional, onde os profissionais da Sudes detectaram a necessidade de uma maior arborização. No local do plantio, agentes de limpeza realizaram serviços de capinação e recolhimento de resíduos.
"Vamos atender os novos residenciais e estender o projeto para canteiros, praças e outros espaços públicos de Maceió que sejam diagnosticados com a falta de arborização", completou Gabriela.