O deputado federal extremista alagoano Alfredo Gaspar de Mendonça (UB), membro da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados, apelou para informações falsas durante a audiência pública com o ministro da Justiça, Flávio Dino, nessa terça-feira, 28.
Ele pensou que conseguiria “emparedar” o maranhense, mas, as respostas vieram à altura. Ou melhor, Alfredo Gaspar saiu menor. Em resposta a uma pergunta feita pelo parlamentar, Dino reforçou que é “fake news” a notícia de que esteve no Complexo da Maré, no Rio de Janeiro, sem escolta policial.
A bancada de extrema-direita, sem conseguir emplacar perguntas que deixassem Flávio Dino em situação incômoda, apelou para agressões e repetições de mentiras.
Agressivo, Alfredo Gaspar teve as suas acusações baseadas em fake news desmontadas ao vivo e em cores.
Ele perguntou se o ministro recomendaria que os policiais do Rio de Janeiro entrassem na Maré sem escolta policial, indagando: “O senhor garante a vida deles [policiais]naquela região?”.
Em resposta ao deputado extremista, o ministro explicou, calmamente, que “a orientação do ministério é pelo uso proporcional da força pela polícia e garantiu que realiza operações contra a corrupção praticamente todos os dias, mas, sem haja divulgação e sem fazer espetáculo”.
A resposta final ao deputado alagoano causou gargalhadas entre os presentes. Gaspar indagou Dino se ele teria a mesma “macheza” de prender membros de organizações criminosos que teve para “botar um monte de véio, menino, no ônibus e levar para academia de policia”, numa referência aos terroristas que atacaram as sedes dos Três Poderes no dia 8 de janeiro.
Bem humorado, o ministro respondeu: “Sobre minha macheza, se o senhor está interessado nesse assunto, eu não estou. Eu não tenho medo de ninguém, nem de nada. Pode ter certeza disso, mas claro que não sou justiceiro”, finalizou.O deputado alagoano tem se destacado pelo grotesco na Câmara Federal e pela disputa com seus pares de extrema-direita para ver quem tem a verve mais radical.
Comentar »
Ao usar nosso site, você concorda com o uso de cookies conforme descrito em nossa Política de Privacidade.