Suely Melo / Ascom Sesau
Inauguradas no ano passado, pelo Governo de Alagoas, as Clínicas da Família vinculadas à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) já atenderam, juntas, 144.342 alagoanos desde que entraram em funcionamento. As unidades, localizadas em Maceió, foram abertas com o intuito de melhorar a qualidade da assistência à saúde em Alagoas, com a oferta de diversas especialidades médicas e exames laboratoriais e de raios-x
Localizada no bairro Benedito Bentes, a Clínica da Família José Aprígio Vilela foi inaugurada em 24 de março de 2022. Desde sua abertura já foram realizados 91.684 atendimentos. A unidade conta com uma equipe multidisciplinar composta por 35 médicos, três nutricionistas, duas assistentes sociais, dois psicólogos, cinco enfermeiras e sete técnicos de enfermagem.
Ao todo, a unidade conta com 14 especialidades médicas. Para isso, atuam dois urologistas, quatro otorrinos, três oftalmologistas, três geriatras, uma ginecologista, três dermatologistas, oito clínicos geral, um mastologista, um angiologista, três cardiologistas, três endocrinologistas, um pediatra, um pneumologista e um reumatologista.
Ao todo são 23 especialidades médicas presentes na clínica. Com isso, atuam no serviço três cardiologistas, quatro clínicos gerais, um dermatologista, dois endocrinologistas, um gastroenterologista, dois geriatras, um ginecologista, um hepatologista, um infectologista, um mastologista, dois neurologistas, dois oftalmologistas, seis ortopedistas, dois otorrinolaringologistas, um proctologista, três psiquiatras, um reumatologista e um urologista.
Na unidade também estão localizados os ambulatórios de Transição Hormonal e de HIV. O Ambulatório de HIV já atendeu 1.524 pessoas, que procuraram pelas especialidades de infectologia, enfermagem e assistência social. Já o Ambulatório de Transição Hormonal realizou 642 atendimentos nas áreas de assistência social, endocrinologia, psicologia, psiquiatria e enfermagem.
Atendimento
Para agendamentos das consultas nas Clínicas da Família, basta um encaminhamento médico e a marcação é feita pelas Secretarias Municipais de Saúde (SMSs), por meio do Sistema de Regulação (Sisreg). Devido a esta facilidade, o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes, ressalta que as unidades vieram para suprir a carência de consultas com especialistas no âmbito da Rede Estadual de Saúde.
"As Clínicas da Família são de suma importância para dar suporte à saúde que os alagoanos tanto precisam. Além disso, na Clínica Dr. João Fireman, no Jacintinho, contamos com importantes ambulatórios, o de HIV e o de Transição Hormonal, que ajudam a população que tanto necessita desses atendimentos”, destacou o gestor da saúde estadual.