Os fracassos seguidos de Vasco, Botafogo e Cruzeiro na Série B do Brasileiro voltam a despertar especulações de que a nova liga de clubes das duas principais divisões do País, ainda em elaboração, poderia convidar os três gigantes para disputar a elite em 2022. Os planos dos dirigentes à frente da nova entidade é organizar o Brasileiro já a partir do ano que vem.
Se isso se concretizar, seria um passo atrás na moralização do futebol nacional. O Terra apurou que o assunto já domina pautas de conversas entre conselheiros do Cruzeiro e do Botafogo. Mas há entre eles o cuidado de não dar publicidade à eventual iniciativa.
Como a liga ainda não existe formalmente, ninguém fala publicamente em seu nome. Os três grandes estão em situação muito ruim na Série B, notadamente Cruzeiro e Botafogo. O time mineiro ocupa a zona de rebaixamento à Terceira Divisão.
O Botafogo, por sua vez, está distante do Cruzeiro apenas por dois pontos. Ou seja, também sob ameaça de queda para a Série C. No caso do Vasco, esse risco é mínimo. No entanto, o time se distancia cada vez mais dos líderes e vê Náutico, Coritiba, Guarani e Goiás se firmarem como os grandes favoritos ao acesso.