O CSA sabe que o confronto de logo mais poderá servir como um divisor de águas no restante da competição. Com o encerramento da 5ª rodada, 25% da primeira fase já terá sido concluída. Por isso, uma vitória pode colocar o Azulão perto do G8, enquanto uma derrota pode deixar o Z4 mais próximo. A equipe azulina iniciou a rodada na 13ª posição, com cinco pontos. Mas, caiu para 14º após vitória do São José.
Quanto ao São Bernardo, parece já estar agarrado com uma das oito vagas para a próxima fase, mesmo que ainda esteja no início do torneio. O clube paulista venceu todos os jogos da Série C até aqui, somando 12 pontos. O Bernô lidera a competição com folga e vê o número mágico de 23 pontos se aproximando a cada rodada que passa. Hoje, a vantagem para o 9º colocado é de cinco pontos.
A semana livre para treinos serviu para dar muita dor de cabeça ao técnico Vinícius Bergantin. Com o Azulão sendo criticado pelo fraco ataque, o treinador poderá trazer algumas novidades. Gabriel Taliari segue no time, resta saber quem serão seus companheiros na frente. Jô e Luís Felipe possuem briga direta para ser o camisa 9. Nas pontas, Iago Teles, Robinho, Thiaguinho e Cedric são opções.
Já a defesa deve voltar à antiga linha com dois zagueiros e dois laterais. A formação 3-4-3, imposta contra o Brusque, no empate por 0x0 na rodada anterior, não funcionou como Bergantin queria, por isso o 4-3-3 deverá ser utilizado. Como diminui o número de zagueiros, Paulo César volta para o banco, enquanto Ednei e Rafael Forster fazem a dupla titular.
Já o meio-campo é a área que tem suas armas mais definidas. Tomas Bastos deverá seguir sendo o homem mais adiantado, só que com o apoio de Moisés Ribeiro e Yago Henrique, provavelmente.
Os treinos da semana foram bem escondidos, por isso há diversas dúvidas. A escalação do CSA deve ser: Dalberson; Arnaldo, Rafael Forster, Ednei e Ernandes; Yago Henrique, Moisés Ribeiro e Tomas Bastos; Cedric (Thiaguinho), Iago Teles (Jô ou Luís Felipe) e Gabriel Taliari.
O Bernô é a grande sensação na Terceirona. Depois do vice-campeonato da Série D 2022, o clube paulista disputa sua primeira Série C, mas já parece que conhece bem a competição. O time é um misto de juventude e experiência, além de contar com o melhor ataque do campeonato, com dez gols-pró.
O principal reforço contra o CSA será o retorno do técnico Márcio Zanardi para o banco de reservas. O treinador cumpriu suspensão na rodada passada. E, para comemorar a volta, o Tigre jogará com força máxima. O atacante Léo Jabá, mais um que cumpriu suspensão, pode voltar ao time e deve ser escalado no lugar de Romisson.
A boa notícia é que o lateral esquerdo Arthur Henrique parece estar 100% recuperado e será titular mais uma vez. Já do lado direito, existe a dúvida se entra Jeferson ou Alex Reinaldo.
Sem grandes surpresas, o São Bernardo deve atuar com: Alex Alves; Jeferson (Alex Reinaldo), Helder, Matheus Salustiano e Arthur Henrique; Rafael Vaz, Rodrigo Souza e Matheus Oliveira; Bruno Santos, Léo Jabá e João Carlos.
O goiano Jefferson Ferreira de Moraes (CBF/GO) apita o confronto, com assistência dos conterrâneos Cristhian Passos Sorence (CBF/GO) e Tiago Gomes da Silva (CBF/GO). O quarto árbitro será Rafael Carlos Salgueiro Lima (CBF/AL).