O técnico Vinícius Bergantin passou bem por uma semana de pressão no CSA. Ele manteve o sistema com três zagueiros, mesmo após as vaias da torcida contra o Brusque, e o time venceu neste domingo o líder São Bernardo por 1 a 0, no Rei Pelé.
Bergantin disse que o jogo do time pode melhorar, mas lembrou na coletiva que o CSA passa por um longo processo de recuperação. O treinador analisou assim a partida da quinta rodada da Série C:
- Foi um jogo dramático, contra uma equipe que vem jogando junta há uns três anos, com o mesmo treinador. Vem numa ótima campanha, com três ou quatro derrotas no ano, para Palmeiras e para Água Santa, que chegaram à final do Paulista. Um jogo que exigiu muito dos nossos jogadores, tanto taticamente, quanto fisicamente - comentou Bergantin, e continuou:
- O que a gente vinha pedindo aos atletas é que, nesse último terço, definissem as coisas na lucidez, na qualidade. E foi num dos poucos momentos ali no final do primeiro tempo que a gente achou um passe por dentro do Bruninho, um passe apertado... O Cedric conseguiu esperar o melhor momento, até com a inquietação ali da torcida pra ele fazer logo o passe. O Ernandes se colocou numa situação muito boa entre o ala deles e o zagueiro, soube limpar o adversário e veio o posicionamento do Taliari para dominar, girar e fazer o gol.
O treinador lembrou que o time não foi vazado nas últimas três partidas da Série C e disse que o zagueiro Paulo Cesar vinha pedindo passagem. Neste domingo, ele formou o trio defensivo com Ednei e Rafael Forster.
- Nos últimos dois jogos, a gente mudou o sistema de jogo. Teve uma vitória gigante contra o Inter... Infelizmente, a gente acabou saindo nos pênaltis. Ainda todos do clube estão carregando o que aconteceu no ano passado, internamente... Não existe só uma maneira de jogar. Jamais eu coloquei zagueiros para ser mais defensivo. É óbvio que isso ajuda. A gente tá há três jogos sem tomar gol. Mas isso não quer dizer que a gente vai seguir com três zagueiros até o fim do campeonato - explicou o técnico, e emendou:
- São quatro jogos numa sequência positiva, com duas vitórias e dois empates. No jogo mais ofensivo nosso (contra o Confiança), nós perdemos. Isso não quer dizer que a gente vai jogar por uma bola, não quer dizer que agora a gente é a melhor equipe porque venceu o São Bernardo. A gente tem que ter sabedoria e confiar no processo.