Ruana Padilha / Ascom Sesau
Com foco na ampliação do acesso aos serviços de prevenção e diagnóstico de doenças, a Secretaria do Estado da Saúde (Sesau) levou, nesta sexta-feira (13), consultas médicas e exames laboratoriais para a Grota das Piabas, no bairro Jacintinho, em Maceió. A ação itinerante, que prestou 2.483 atendimentos, faz parte do Programa Vida Nova nas Grotas, iniciativa desenvolvida pelo Governo do Estado, voltada para os moradores das grotas da capital alagoana.
A nova edição do programa ofertou aos moradores da região consultas com clínico geral, ginecologista, cardiologista, pediatra, ortopedista e oftalmologista. Durante o dia também foram realizados exames laboratoriais e eletrocardiograma, além de aferição de pressão arterial, glicemia, cálculo de Índice de Massa Corpórea (IMC) e testes rápidos de HIV e Hepatites B e C.
Entre as pessoas beneficiadas está a aposentada Ângela Maria dos Santos, de 61 anos, que buscou atendimento com o clínico geral, após sofrer com dores fortes na cabeça. Ela agradeceu toda atenção recebida durante o atendimento e comemorou a oportunidade de receber serviços de saúde na Grota Piabas.
“Esse projeto é maravilhoso, porque há dias estou com uma dor na cabeça do lado esquerdo e, nesta sexta-feira, já passei por consulta com clínico geral e realizei exame de sangue. Eu agradeço a Deus por esse projeto porque nós que moramos nas Piabas é muito difícil pegar uma ficha [de atendimento médico] e hoje já fui atendida, fiz exames”, festejou.
Já a dona de casa, Maria da Rocha, aproveitou o evento para levar a neta, Miriam Laís Rocha, de 4 anos, para consulta com a pediatra. “Fiquei sabendo dessa ação e aproveitei para trazer minha neta para pediatra. A consulta foi muito boa e agora minha neta foi encaminhada para consulta com o cardiologista e otorrino para realizar um melhor acompanhamento”, falou.
A moradora da Grota das Piabas, Rosângela Costa, de 52 anos, se consultou com ortopedista. “Estava com muitas dores nos braços e pescoço após uma cirurgia que realizei daí já estava há algum tempo buscando atendimento com o ortopedista, mas ainda não tinha conseguido. Hoje, assim que cheguei, já fui atendida e adorei muito o atendimento, pois todos foram muito atenciosos”, destacou.
Acelerar o Atendimento
Para o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, a ação busca acelerar o processo de atendimento à população mais vulnerável. “Essa iniciativa é muito importante para população que vive nas grotas do nosso Estado. Com o programa Vida Nova nas Grotas garantimos o atendimento aos pacientes que, muitas vezes, não têm acesso aos serviços de saúde. Para nós, saúde é prioridade e estaremos sempre ampliando o acesso a toda população”, destacou o gestor da saúde estadual.