Em meio a uma alarmante disparidade entre a demanda por vagas em creches em Maceió e a oferta municipal, o prefeito João Henrique Caldas (JHC) está sob intenso escrutínio. Com mais de 55 mil crianças em idade para creche e apenas 3,5 mil vagas disponíveis, a capital alagoana possui o maior déficit de oferta entre as capitais do Brasil.
Apesar de atender apenas 6% da demanda, a prefeitura de Maceió é acusada de recusar uma creche do Programa Creche Cria, do governo de Alagoas.
Após um ano de espera para que o município assumisse a gestão do equipamento pronto desde o início de 2023, o governador Paulo Dantas inaugurou a creche na Grota do Cigano, no Jacintinho, em Maceió. A gestão será feita pela Secretaria de Educação do Estado, sendo a primeira do país construída e administrada pelo governo estadual.
O deputado federal Rafael Brito (MDB), presente na inauguração da creche nesta segunda-feira (15), promete denunciar o prefeito de Maceió, João Henrique Caldas, o JHC (PL), em Brasília.
Em entrevista, o deputado acusou o prefeito de cometer crime contra as crianças e mães. “Vou a Brasília para relatar ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ao ministro da Educação, Camilo Santana, que o governo estadual está construindo creche e que a prefeitura de Maceió está se negando a receber”, afirmou.
Isso é crime
Na entrevista, Rafael Brito classificou como criminosa a omissão do prefeito JHC ao se negar a receber a creche.
Confira os principais pontos da entrevista:
- Maceió, capital do Brasil que menos oferece vagas em creche para mães que querem colocar seus filhos para estudar.
- Então, uma creche como essa, que é hoje a mais moderna do Brasil, está fechada aqui há algum tempo porque a Prefeitura de Maceió não quer assumir por pequenez política.
- Sem sombra de dúvidas, é um crime. Em qualquer país sério do mundo, o gestor municipal estaria respondendo criminalmente por não ter recebido essa creche para colocar 200 meninas, 200 meninos para estarem estudando. Essa é a verdade.
- Não há explicação plausível, nada que se sustente de pé, a não ser pequenez política, falta de senso público, falta de vontade de atender à população, falta de amor no coração mesmo pelas pessoas que precisam de uma vaga em creche, de não assumir essa creche.
- Mas o governo de Alagoas quebra uma barreira, uma barreira histórica. Essa é a primeira creche a ser assumida por um governo estadual.
- Estou indo a Brasília hoje e terei reunião com o ministro Camilo Santana e estarei com o presidente Lula na assinatura do Cartão Escola Dez Nacional e vou relatar nos dois momentos o que está acontecendo aqui em Alagoas. Vou relatar ao ministro Camilo que o governo estadual está construindo creche e que a prefeitura de Maceió está se negando a receber.