Além de Carlinhos, contratado do Nova Iguaçu e que vai se apresentar na próxima semana ao Flamengo, Tite também ganhará em breve mais um reforço, só que interno, para os jogos da Libertadores, do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil: trata-se de Gerson.
Como o Flamengo vinha encaixado e embalado no Campeonato Carioca, minimizou um pouco o peso da ausência do Coringa. Mas na última terça-feira, no empate com o Millonarios na Colômbia, o desfalque foi sentido por muitos torcedores. Sem De la Cruz, vetado com quadro febril, o meia poderia ter feito a função do uruguaio não fosse o problema no rim que o tirou de combate desde fevereiro.
Mas a espera está perto do fim depois de quase 50 dias. Na última quinta, Gerson foi reintegrado ao elenco e participou pela primeira vez de toda a atividade com o grupo no Ninho do Urubu desde a cirurgia. O meia não sente mais dor e já treina com bola desde o início da semana, conseguindo fazer os exercícios sem qualquer restrição. Sua evolução está sendo elogiada internamente, e o prazo para ele voltar a jogar, que antes era entre o final de abril e o início de maio, deve ser antecipado.
– É uma volta gradual. Eu só posso ter a tranquilidade quando ele estiver jogando, afinal intercorrências podem acontecer. Futebol é dia a dia. Dentro do esperado, ele está indo bem. Mas ainda tem um caminho a ser percorrido. Vamos ver dia a dia. O que eu posso dizer é que a gente está satisfeito com a evolução dele. Daqui a uma semana, 10 dias, já se consegue dizer melhor como ele está – comentou o gerente de saúde e alto rendimento do Flamengo, Marcio Tannure, durante o evento Super Fut Summit no Museu do Amanhã, no dia 28 de março.
Nos corredores do Ninho do Urubu, Gerson chamou a atenção pelo fato de seu corpo ter respondido bem ao tratamento, e sua dedicação no dia a dia foi elogiada por Tite e Fábio Mahseredjian. Com a parte clínica estável, o Coringa agora corre atrás do tempo perdido para recuperar a parte física. Ele está tendo uma espécie de nova “pré-temporada” e continuará fazendo um trabalho complementar após os treinos, mesmo participando de todas as atividades junto do grupo.
Durante sua recuperação, Gerson tem ido aos jogos no Maracanã no papel de torcedor, mas também participa do convívio com os companheiros no vestiário. Neste domingo, às 17h (de Brasília), ele estará novamente no estádio podendo ser campeão carioca contra o Nova Iguaçu. Como o Flamengo ganhou a primeira partida da final por 3 a 0, o Rubro-Negro pode até perder por dois gols de diferença para conquistar o título estadual.
Por Fred Gomes e Thiago Lima, ge — Rio de Janeiro