Programa promove empoderamento feminino e autonomia financeira por meio da capacitação profissionalizante
Fotos: Daniel de Oliveira / Ascom Semudh
Daniel de Oliveira - Ascom Semudh
A geração de empregos é uma das principais formas de combate à pobreza, à fome, à violência contra a mulher e de promoção ao empoderamento feminino. Estes são os principais objetivos do Programa Trilha do Empoderamento, que promove capacitação profissional para mulheres em situação de vulnerabilidade socioeconômica e violência doméstica.
Nesta quarta (29), foi a vez do Conjunto Paulo Bandeira, no bairro do Benedito Bentes, em Maceió, receber mais uma ação do programa da Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh). Na oportunidade, 65 mulheres da região foram beneficiadas.
São oferecidos quatro cursos: Aperfeiçoamento em gestão de mídias sociais, Iniciação profissional em salgados e doces, Iniciação profissional em montagem de bijuterias e Aperfeiçoamento de empreendedorismo. Eles possuem certificação profissional do SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial).
A Trilha do Empoderamento possui dois eixos de trabalho. O primeiro trata da capacitação, voltada ao aprimoramento de qualidade. Já o segundo tem foco no mercado de trabalho, direcionado ao trabalho formal. Além da independência financeira por meio do aprendizado e capacitação para o trabalho, o programa também visa ampliar a participação e permanência das mulheres no mercado. Com isso, as ações são voltadas à promoção da equidade de gênero e do bem estar social.
O Conjunto Paulo Bandeira foi a segunda comunidade a receber a Trilha, antecedida pelo Acampamento Tereza de Benguela, localizado no Conjunto Village Campestre, no bairro Cidade Universitária, em Maceió. Ao longo do ano outras ações como estas irão acontecer.
Para dúvidas e informações sobre o Programa Trilha do Empoderamento, basta entrar em contato pelo direct do Instagram da Semudh (@semudh.al) ou por meio do e-mail supermulhereventos@gmail.com.