Mamulengo das Alagoas, "Celio Herculano da Silva", se encontra atuando com a banda os Mamulengos do forró, são músicos alagoanos que defendem a cultura, são bonecos de barros que quando tocam exalam um som musical e todo mundo cai no 'rala bucho'.
Os Mamulengos do forró, músicos e dançarinos, foram criados no intuito de levar a dança nordestina com o swing musical, envolvendo todos os músicos, interagindo com o público, sendo assim criando uma banda original de Maceió – Al.
Mamulengo das Alagoas "Celio Herculano da Silva", cresceu ouvindo músicas de forró, lambada, todos os tipos de ritmos. A paixão cultural, iniciou-se quando o seu vizinho, ao deparar que aquela criança, mostrava um interesse e curiosidade para aprender mais e mais acerca do universo cultural nordestino. Mediante aos fatos supracitados, este vizinho, começou a levar o Célio para assistir às apresentações dos pastoris e coco de roda, logo aquele menino curioso e sempre movido pela música, percebeu que precisa fazer mais do que apenas ser um telespectador, e sim, criar sua própria história cultural alagoana.
Celio Herculano que ainda não era conhecido como Mamulengo, mas se apresentava todos os anos nos palhações em que ajudava a construir, desde cedo, faziam parte de quadrilhas juninas, através de muita dedicação com a música e a dança, surgiu vários convites para se apresentar nos bailes e hotéis de Maceió, um deles chamado ’Lampião’, em que havia forró todos os dias e ele sempre se apresentava, contagiando o público com seu carisma e alegria, foi quando o zabumbeiro, chamado de Edinho o apelidou de Mamulengo, pois o mesmo dançava molinho e molengo.
Nasceu o Mamulengo das alagoas no ano de 1988 e todas as noites mamulengo se apresentava na casa de forró lampião com os músicos que ali tocavam, foi quando ele criou a dança da boneca, com a união dos músicos e mamulengo eles tocavam nos hotéis jatiúca, meliar e maxubara, para os turistas e com essa junção nasceu a banda os mamulengos do forró, que o próprio Otavio Moura proprietário do lampião, ficava mordido com o mamulengo, porque carregava os músicos para tocar nos hotéis e às vezes atrasava o horário dos músicos no lampião. A banda Mamulengo não parou por aí, começaram a se apresentar nas casas de shows, festas de casamento, datas comemorativas, prefeituras, programas de tv. local e em rede nacional. O enredo do grupo relata uma história autoral, que aborda sobre um boneco que toma vida com o forró, pois a batida do zabumba bate seu coração, o triangulo balança sua cabeça e a sanfona estremece o seu corpo. Ao juntar, os três instrumentos musicais, acordam o boneco com o som da música, assim, ele retorna a vida e começa a dançar com sua boneca de pano. Herculano é filho de artista plástico, seu pai criou o personagem do boneco e sua mãe, costureira, foi quem confeccionou a boneca. Mamulengo é o criador da coreografia da dança da boneca registrado pela sociedade brasileira dos autores teatrais do Brasil (ESBAT).