Na terça-feira, 9, a BRK realizará uma parada programada no Pratagy, o maior sistema produtor de água de Maceió, operado pela Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal). O serviço está previsto para durar 14 horas, com a expectativa de que o abastecimento nas regiões impactadas se normalize entre 24 e 72 horas após a conclusão dos trabalhos, tempo necessário para o reestabelecimento dos reservatórios e a pressurização das redes de distribuição.
A ação marca o início de uma obra destinada a aumentar a oferta hídrica na cidade, dividida em três etapas. Nesta primeira fase, as equipes operacionais da concessionária começarão a interligação de uma nova caixa de saída, cuja construção iniciou no final de 2023. Esta nova estrutura substituirá a caixa de água atual, que apresenta danos estruturais devido ao desgaste natural.
Após as melhorias, espera-se que o Pratagy opere com toda a capacidade de produção para a qual foi projetado, aumentando o volume de água tratada para atender mais 40 mil pessoas.
As próximas duas fases da obra estão previstas para o final deste mês e início de agosto. Para minimizar os impactos da falta de água, a concessionária aconselha que a população reserve água e evite atividades de grande consumo durante o período indicado.
Até a completa normalização do abastecimento, conforme determina a agência reguladora, a BRK enviará caminhões-pipa para unidades de serviços essenciais, como escolas, centros de saúde, asilos, orfanatos e outros.
Todos os bairros atendidos pelo sistema serão impactados. São eles:
É importante ressaltar que alguns bairros devem começar a receber água primeiro, devido às diversas etapas de reconexão.
*Informações: brkambiental