Um idoso de 72 anos, declarado morto no Hospital Regional de Campo Grande (MS), surpreendeu funcionários e familiares ao "voltar à vida" dentro do necrotério da instituição. O caso ocorreu na quarta-feira (4), quando o paciente, internado há 48 horas por insuficiência cardíaca, foi dado como morto pelos médicos. Movimentos no saco mortuário chamaram a atenção dos funcionários, que ao verificarem, encontraram o idoso ainda com sinais vitais, embora respirando com dificuldade.
Segundo relatos do filho do paciente, Carlos Oliveira, a família foi informada pela equipe médica de que o quadro de saúde do idoso era irreversível, com choque séptico, cardiogênico e perda da função renal. A morte foi declarada cerca de 15 minutos após a última visita da família. No entanto, duas horas depois, os familiares receberam uma ligação informando que o idoso estava vivo.
"Retiraram os aparelhos, entubação, e o levaram ao necrotério. Quando notaram que ele se mexia, pensaram que fossem espasmos, mas ele estava vivo, respirando com dificuldade", contou Carlos. Mesmo após esse episódio, o paciente não foi levado à UTI por falta de vagas e foi mantido em um leito de emergência. A família está revoltada com a situação e pretende registrar um boletim de ocorrência.
O Hospital Regional de Mato Grosso do Sul lamentou o ocorrido em nota oficial e afirmou que está prestando toda a assistência necessária, além de ter aberto um procedimento administrativo para apurar os fatos. O idoso segue internado em estado grave.
Fonte: g1