O momento atual de arranjos políticos pré-eleitorais pode dar fim à candidatura do ex-prefeito da capital Rui Palmeira (PSD) ao governo do estado. O Blog Bastidores apurou que Palmeira anda consultando algumas bases sobre uma possível desistência ao pleito de outubro. Neste momento, o ex-prefeito é apenas o quarto colocado nas pesquisas.
Ainda segundo apuração, Rui conversou recentemente com o governador Paulo Dantas (MDB), e caso desista de concorrer ao governo do estado, deve integrar o palanque do atual chefe do executivo. Não haveria, neste momento, nenhuma negociação para que ele ocupe função de vice ou suplente na chapa do ex-governador Renan Filho, apenas apoio ao grupo.
Entretanto, Palmeira conversa com assessores mais próximos sobre a possibilidade de uma candidatura a deputado federal pelo PSD, que já tem a deputada Tereza Nelma como candidata. Com ambos na chapa proporcional, apoiados pelo governador Paulo Dantas, haveria melhores chances da legenda obter ao menos uma vaga na Câmara dos Deputados.
A desistência de Rui também contempla um desejo de Renan Calheiros, que tem conversado em Brasília com o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, sobre ter o partido na base de apoio de Dantas. Apesar de ter dado autonomia a Palmeira para decidir seu futuro, Kassab apoiaria a desistência do ex-prefeito e o alinhamento com os Calheiros no estado.
A aliança com o MDB de Renanzinho e Dantas não é o cenário perfeito imaginado por Rui, mas tornou-se o único possível diante da distância cada vez maior nas pesquisas eleitorais, o afastamento dos aliados e a rivalidade com JHC, atual prefeito da capital, que está no palanque de Rodrigo Cunha.
A adesão de Rui à candidatura de Paulo Dantas pode corrigir uma fragilidade da campanha do emedebista - o pouco conhecimento de seu nome pelo eleitor da capital, justamente a maior força de Rui. Restaria a Dantas convencer o ex-prefeito a “correr trecho” pela capital ao seu lado.