(Brasília-DF, 14/09/2022) Nesta quarta-feira, em São Paulo(SP), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva(PT), candidato à Presidência pela Coligação Brasil da Esperança teve encontro na manhã desta quarta-feira, 14, com 900 representantes de cooperativas e da chamada economia solidária. As propostas das cooperativas foram entregues a Lula por Francisco Dal Chiavon, da Unicopas. O programa traz quatro reivindicações centrais: a criação de um Projeto Nacional de Cooperativismo e Economia Solidária; investimentos em infraestrutura, acesso a capital de giro e mais recursos para a organização social. “Temos um sonho em comum com vocês: o sonho de um Brasil melhor”, disse Dal Chiavon.
Antes de abordar o tema central do encontro, Lula fez questão de homenagear dona Ilza Rodrigues, moradora de Itapeva (SP) que um empresário bolsonarista tentou humilhar por ela ser eleitora de Lula.
“Queria que esse encontro prestasse homenagem a uma mulher de Itapeva chamada dona Ilza, que foi humilhada da forma mais cruel. Um tipo de humilhação daquela só pode ser feita por quem não tem caráter, respeito nem humanismo”, disse.
Em seguida, Lula disse que ligou a Ilza, mas que não conseguiu falar com ela. “Mas, em qualquer momento desses, eu vou me encontrar com ela. E quero agradecer as pessoas que a ajudaram, porque ela manteve a posição dela e disse que vai votar no Lula de qualquer jeito, com ou sem cesta básica.”
Participaram do evento o candidato a vice-presidente na chapa de Lula, o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin(PSB), o candidato a senador por São Paulo, Márcio França (PSD), a deputada e candidata a reeleição, Gleisi Hoffmann(PT-PR), presidente nacional do PT.
Lula defendeu um modelo novo de desenvolvimento com a economia solidária, caso seja eleito.
“O Estado precisa ter um novo papel, que é o de ajudar a sociedade a construir alternativas. Eu sonho em fortalecer este país com a economia criativa, com as cooperativas. Por isso, vamos colocar recursos para alavancar um novo modelo de desenvolvimento, que leve em conta a criatividade do ser humano”, comprometeu-se.
( da redação com informações de assessoria. Edição: Genésio Araújo Jr.)