A pré-Copa do Nordeste só deverá mesmo acontecer no início de 2023. De acordo com informações publicadas pelos portais Folha de Pernambuco (PE) e o Imparcial (MA), os presidentes das Federações do Maranhão, Antônio Américo, e de Pernambuco, Evandro Carvalho, informaram que falta apenas à confirmação da Diretoria de Competições da CBF. Matéria do GE (PE), por sua vez, destaca que o dia 4 de janeiro/2023 é a data que está sendo debatida internamente entre a Liga do Nordeste e a CBF, para a realização da pré-Copa.
O portal NN1 manteve contato com a assessoria da Federação Alagoana de Futebol (FAF), segundo a qual, a entidade continua aguardando um posicionamento oficial da CBF. Há, inclusive, especulações sobre o formado de disputa em 2023. Por isso, a FAF aguarda a decisão da Confederação Brasileira de Futebol.
Em entrevista recente, o vice-presidente da Liga do Nordeste, Constantino Júnior, havia esclarecido que essa definição parte da CBF, já que o Nordestão é uma competição da entidade. Constantino acredita que o fato de a Copa do Mundo do Catar ser realizada em novembro, contribuiu para esse adiamento.
O ASA é o representante de Alagoas na competição. A equipe concluiu sua participação na Série D, ao ser eliminado pelo Pouso Alegre (MG). Em processo eleitoral para escolha de sua diretoria e Conselho Deliberativo, o que acontecerá no dia 7 de outubro, já liberou seus atletas. O atacante Xandy, 21 anos, revelado pelo clube, foi emprestado ao Moto Club (MA).