A Secretaria Municipal de Educação (Semed) realiza até o dia 11 de janeiro, a aplicação da avaliação diagnóstica para os estudantes da modalidade Educação de Jovens, Adultos e Idosos, conhecida como EJAI. O procedimento é realizado para que diretores e coordenadores pedagógicos identifiquem o nível de aprendizado do aluno durante o ano letivo de 2022.
A coordenadora da escola Municipal Lindolfo Collor (Ponta Grossa), Simone Simões, destacou a importância da realização da avaliação.
“A partir dos resultados é que podemos trabalhar as metas de aprendizagem dos alunos e também a forma que o professor precisa adequar suas aulas, conforme o nível de aprendizagem dos alunos”, informou a coordenadora pedagógica, Simone Simões.
A coordenadora ressaltou que após a avaliação, o professor e coordenação precisam criar novas estratégias e diversificar as aulas para que sejam atrativas para a aprendizagem dos alunos. "O coordenador com os professores precisam criar estratégias, principalmente, para que o aluno seja frequente e permaneça na escola”, pontuou.
O coordenador da EJAI da Secretaria Municipal de Educação, Ricardo Almeida, explicou como a avaliação ajuda a chegar em novas estratégias de ensino.
“Com essas avaliações diagnósticas de saída, que são inéditas na rede municipal de educação, nós como coordenação, iremos traçar estratégias didático-pedagógicas, além de entregar livros didáticos para os professores, atendendo às demandas detectadas através da avaliação realizada, elaborando em conjunto com os professores e coordenadores materiais educacionais diferenciados, conforme o nível de aprendizagem de cada estudante”, afirmou.