O desenvolvimento da educação infantil também parte de um planejamento estratégico da Prefeitura de Maceió em ampliar o número de vagas nas creches, e, em um futuro próximo, acabar com a defasagem de vagas na primeira infância. Para que isso aconteça, o prefeito de Maceió, JHC, autorizou a abertura de um processo de licitação para construção de mais 73 creches, um feito inédito na administração municipal.
A projeção da Secretaria Municipal de Educação (Semed) aponta que quando os equipamentos forem concluídos, até o fim de 2024, a Prefeitura de Maceió terá cumprido a Meta 01 do Plano Nacional de Educação, que prevê oferta de, no mínimo, 50% de vagas ofertadas para crianças de até 3 anos de idade. A previsão é que mais de 30 mil vagas na educação infantil sejam ofertadas.
A licitação foi aberta pelo Regime Diferenciado de Contratações Públicas (RDC), um instrumento legal da administração pública que reduz, e muito, o prazo para a contratação dos serviços. Atualmente, o Município está na fase de desapropriação de áreas onde as creches serão construídas, superando uma importante etapa neste processo.
Em eventos recentes da educação, o prefeito JHC tem informado e assegurado que as mais de 70 creches que estão incluídas na licitação terão, cada uma, cerca de 400 vagas. “Assim, a Prefeitura de Maceió pretende finalizar com a defasagem de vagas na primeira infância”, complementa o gestor da capital.
Levantamento – A Secretaria Municipal de Educação encomendou um estudo a uma empresa especializada em consultoria em gestão pública, que constatou demanda reprimida na rede pública e privada de ensino em Maceió de 39.273 vagas.
A pesquisa teve como parâmetro análise da população residente em Maceió com idade de até 3 e menos de 4 anos, que era de 46.592 habitantes em 2022, desconsiderando-se aquelas que já se encontram matriculadas na rede pública, no total de 3.524, bem como na rede privada de ensino, no total de 3.795, chegando-se a um total geral de 7.319 matrículas.
Com base no levantamento que foi feito, inclusive contendo informações acerca do quantitativo populacional de crianças com até 3 anos de idade, o prefeito JHC definiu esta área como uma das prioridades. O plano traçado é superar a meta de ofertar, no mínimo, metade das vagas para este público nas creches, o que em si já se configura em um feito histórico, e se aproximar da incrível marca de zerar o déficit na educação infantil na capital.
A empresa chegou à conclusão que, para o município de Maceió atingir a Meta 01, precisa criar mais 15 mil vagas até o fim de 2024. O caminho para que este objetivo seja concluído no prazo já está sendo pavimentado e em fase bastante adiantada. Prova disso, é o volume de obras de novas creches em diversos bairros, sendo a maioria nas regiões mais periféricas.