11/10/2021 às 07h52min - Atualizada em 11/10/2021 às 07h52min
Mulheres ocupam cargos de liderança na GMM e se tornam exemplos nos grupamentos
Secretário Thiago Prado destacou a importância da atuação de lideranças das mulheres na Guarda Municipal de Maceió. Foto: João Victor Barroso Ascom Semscs
Guarda Municipal de Maceió possui 696 servidores, e, cerca de 20%, dos agentes de segurança são do sexo feminino; neste domingo é comemorado Dia Nacional da Guarda Municipal
A Guarda Municipal de Maceió (GMM) vem desempenhando um papel fundamental na promoção da segurança pública nas diversas ações realizadas pela Prefeitura, com o apoio nas operações integradas, e também desenvolvendo ações sociais. E dentro desse atual panorama, as mulheres, que compõem o efetivo, se destacam pelo trabalho de liderança e pró-atividade na GMM.
No Dia Nacional da Guarda Municipal, comemorada neste domingo (10), instituído pela Lei Nº 12.066, de 29 de outubro de 2009, a Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs) destaca o trabalho dessas mulheres. A Guarda Municipal de Maceió possui 696 agentes de segurança, sendo 548 homens e 130 mulheres, o que representa cerca de 20% da corporação.
Ocupando cargos de coordenação, as mulheres da Guarda Municipal de Maceió se tornam, cada vez mais, um exemplo de garra e profissionalismo. Como é o caso da inspetora Simone Lima, 59 anos, que entrou para a guarda municipal em 1985, e em 2016 assumiu como diretora de Operações e Gerenciamento de Crise – DOGC.
“Me sinto abençoada por fazer parte da Guarda, afinal, a segurança pública é e sempre foi predominantemente masculina e por isso sofremos muito preconceito”, ressalta a Inspetora que, atualmente, coordena todos grupamentos operacionais da GMM.
Ela revela como agiu para reverter a situação e adquirir o respeito dos colegas. “Em 2006, quando assumi a coordenação da Companhia de Patrulhamento Comunitário, tive que me impor como comandante, os guardas sempre se reportavam ao comando de G.O. quase nunca a comandante geral, com o tempo fui me firmando e hoje posso dizer que sou reconhecida, por todos, graças a Deus”, completou.
Para Simone Lima, um momento marcante na carreira foi quando, como primeira comandante do Gpop, conseguiu ajudar uma pessoa em situação de rua a tirar sua certidão de nascimento. “Além de ajudá-lo a obter todos os documentos, conseguimos aposentá-lo entrando em contato com a Secretaria de Assistência Social. A felicidade dele era tanta, que para nós foi um momento inesquecível”, contou.