A senadora Eudócia Caldas (PSB-AL) foi empossada na tarde desta terça-feira (24), durante sessão no Senado, presidida pelo senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Drª Eudócia destacou que a sua principal bandeira de atuação será o fortalecimento da saúde pública.
“Farei da saúde a minha principal bandeira no Senado. Precisamos discutir os avanços e vantagens da telemedicina, que tanto ganhou espaço nesse período de pandemia. Vamos lutar para encontrar alternativas para financiar o SUS [Sistema Único de Saúde], que em razão do subfinanciamento deixa milhões de alagoanos e brasileiros sem o devido acesso à saúde”, discursou Drª Eudócia durante o seu primeiro pronunciamento.
Em um segundo momento de sua fala, a senadora destacou a necessidade de combater o analfabetismo e lutar, incansavelmente, para melhorar os índices de desenvolvimento humano.
“Precisamos reagir a essa triste realidade. Assim como não podemos figurar entre os estados com os piores índices de desenvolvimento humano. Estarei aqui no Senado para promover o combate ao analfabetismo, combater o feminicídio, além de me dedicar aos cuidados de nossas crianças, afinal ao se dedicar à primeira infância, estamos protegendo o futuro de nosso país”, disse a senadora.
Drª Eudócia ressaltou que estará amparada politicamente nas ações implementadas pelo prefeito de Maceió, JHC (PSB-AL), com vistas ao desenvolvimento de projetos de lei comprometidos com a evolução social, zelo com o poder público e no resgate do orgulho de ser alagoano. JHC esteve presente à solenidade e compôs a mesa do Senado para acompanhar a posse.
“A gestão do prefeito JHC é aprovada por 87% da população maceioense e isso demonstra o compromisso com a transformação social que vem ocorrendo na capital alagoana. Ele é avaliado como melhor prefeito das capitais do Brasil. Ele prova dia após dia que é possível, sim, fazer política de forma correta, moderna e comprometida pensando em todas as pessoas”, destacou.
A Drª Eudócia agradeceu, ainda, o prestígio de ter em sua posse o presidente do Superior Tribunal de Justiça, ministro Humberto Martins; ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes; de seu marido e ex-deputado federal, João Caldas e dos filhos João Antônio Caldas (JAC), que é médico e do prefeito da capital alagoana, JHC.
Neste contexto, a senadora disse que a família é a sua maior riqueza e se orgulha, também, de servir a Deus, ser integrante da comunidade cristã e tem a honra de ser a primeira senadora evangélica por Alagoas.
Quem é* - Natural do município de Ibateguara, localizado na Zona da Mata alagoana, Eudócia Caldas é formada em Medicina pela Universidade Federal de Alagoas, ex-prefeita por dois mandatos consecutivos de Ibateguara e tem atuação profissional há 35 anos, sendo 24 deles dedicados à pediatria. Em 2018, Drª Eudócia fez parte da chapa que conquistou a maior quantidade de votos para o Senado Federal por Alagoas, reflexo de um novo tempo e da confiança da população em um grupo com uma visão de futuro diferente.